Pesquisa Aplicada

Nossos Resultados - Pesquisa Aplicada

 
Foto: Laboratório Fitosin.

* Patenteamento de nova substância anti-leishmaniose: estudos sintéticos com compostos sulfurados, especificamente da classe das tiossemicarbazonas, levaram à produção de uma substância com alta atividade biológica anti-leishmania e baixa toxicidade. O produto encontra-se patenteado e disponível para cessão de direitos à grupos com interesse no trabalho.

* Patenteamento de nova substância com atividade contra câncer de ovário: estudos em química de produtos naturais com espécie nativa do norte do Paraná conduziram ao isolamento e identificação estrutural de uma substância com boa atividade contra células de câncer de ovário (sarcoma) e baixa toxicidade.  O produto encontra-se patenteado e disponível para cessão de direitos à grupos com interesse no trabalho.

* Patenteamento de nova substância capaz de acelerar o enraizamento e brotação de cana-de-açúcar. Estudos visando incrementos de produtividade na cana-de-açúcar: estudo de relações planta-microrganismos no cultivo da cana de açúcar levaram à identificação de uma substância endofítica com alto potencial de uso como promotor de crescimento da planta, possivelmente envolvida em mecanismos de regulação da expressão gênica, com a possibilidade de grandes aplicações econômicas.  O produto encontra-se patenteado e disponível para cessão de direitos à grupos com interesse no trabalho.

* Estudo da viabilidade técnica de produção de óleos essenciais nas regiões sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina: em parceria com a Unioeste, finalizou-se um estudo de viabilidade agronômica e técnica de produção de óleos essenciais em municípios do interior do sul do Brasil. O principal objetivo é encontrar uma alternativa para produção de linalol (cosmetologia), reduzindo a pressão de extração a partir de pau-rosa nativo da Amazônia. O projeto encontra-se em fase de publicação e, uma vez no prelo, será divulgado entre as prefeituras dos municípios da região com o objetivo de incentivar a cultura e produção local, em auxílio ao incremento de renda de pequenos produtores rurais e fixação de famílias no campo.

O grupo está aberto para discussões com o meio empresarial para desenvolvimento das tecnologias geradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário